202116.12

Presidente da Comissão de Direitos Sociais e Trabalhistas da OAB Contagem, Dra. Adrienne Rodrigues lança livro com tema: “A greve política e a política da greve”

A motivação dessa pesquisa surgiu na graduação do curso de Direito, quando a autora, Dra. Adrienne Rodrigues Coutinho, presidente da Comissão de Direitos Sociais e Trabalhistas da OAB Contagem, Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e advogada Trabalhista, teve seu primeiro contato com o tema “Direito de Greve”, objeto de sua pesquisa de monografia, orientada pela Professora Dra. Ellen Hazan, na qual foi defendida a questão do Direito de Greve como norma de eficácia plena, no caso específico dos servidores públicos.

No ano de 2018, quando a autora iniciou o curso de mestrado em Direito do Trabalho pela PUC-MG, teve um segundo contato com o tema “Direito de Greve” nas primeiras conversas com seu orientador Dr. Márcio Túlio Viana. O objetivo da pesquisa era defender o direito de greve sob uma perspectiva ampla. A partir disso, surgiu a ideia do tema desta obra “A Greve Política e Política da Greve”, em virtude dos inúmeros ataques que o Direito do Trabalho vem sofrendo ao longo dos anos, sobretudo após a reforma trabalhista de 2017 e da “mini reforma” em 2021, precarizando, reduzindo e excluindo direitos trabalhistas.

“A greve é um dos instrumentos mais importantes, senão o maior, de resistência dos trabalhadores. Por isso, a ideia desta obra surgiu da necessidade de ampliar o conceito do direito de greve, com base no texto Constitucional, em seu art. 9, que por si só vem trazer de forma ampla o direito de greve quanto a sua oportunidade e interesses, bem quanto a seus destinatários”, disse, Dra. Adrienne Rodrigues.

A pesquisa analisa como o Direito de Greve vem sendo tratado no Brasil e no mundo, na doutrina e jurisprudência, bem como a importância da evolução do seu conceito em virtude das novas formas de trabalho e modos de produzir, para abarcar outras modalidades grevistas, como é o caso da greve política. De acordo com a pesquisa, toda greve tem cunho político, mesmo que não seja seu objeto precípuo, uma vez que, envolve não só o trabalhador que luta por melhorias, mas toda a sociedade, mesmo que de forma indireta, haja vista a extensão de seus efeitos para além da fábrica.

“No tocante a política de greve, o livro diz da necessidade de se fazer a greve política por meios concretos e estratégias sindicais que visem dar amplitude ao Direito de Greve, pois ao deflagrar a greve, o Sindicato deve buscar não só a melhoria das condições de trabalho e/ou salário, mas também a criação, alteração ou supressão de normas relacionadas aos direitos trabalhistas”, destacou, Dra. Adrienne Rodrigues

Os exemplares disponíveis com preços promocionais podem ser adquiridos através do perfil da autora no Instagram @adrienneadv, estando à venda, também, no site da editora RTM (editorartm.com.br).