201710.07

Prêmio Innovare

A OAB Contagem está apoiando e participando do documentário inscrito, pela Prof. Marina Pimenta, para concorrer ao Prêmio Innovare, apoiado pelo Grupo Globo. O prêmio tem como “objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas”.

O projeto, inscrito pela Prof. Marina, na categoria “Advocacia”, é uma integração de  projetos idealizados por várias pessoas e instituições, dentre elas a OAB Contagem,  UEMG,   INSEPE, Instituto Jurídico Para Efetivação da Cidadania (IJUCI), Editora Malako Dikaia, Naassom de Paula (escritor), Carlos Alexandre (egresso do sistema prisional) e Penitenciária Nelson Hungria.

A OAB Contagem participa do projeto com ações idealizadas por suas comissões, que são as  ações da Comissão de Cidadania e Direito, o Documentário sobre Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Comissão da Mulher em ação conjunta com a Comissão de Assuntos Carcerários, projetos esses que contam com a participação da Professora Marina Pimenta (UEMG), do Instituto de Pesquisa e Extensão (INSEPE), do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais.

O tema esse ano foi livre para inscrições em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, que premiará boas práticas relacionadas ao sistema carcerário.

Os integrantes do projeto se reuniram na sede do IJUCI, no dia 05 de julho, para receber a visita do consultor do prêmio, Dr. Mateus, que conheceu pessoalmente a BOA PRÁTICA. Agora, o projeto segue para Brasília para análise da Comissão Julgadora, composta por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque.

Os premiados serão conhecidos em dezembro durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal.