202217.06
0

Evento 15/06/2022 – Dia Mundial de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa.

No dia 15/06/2022 aconteceu, na sede da OAB Subseção Contagem, o evento de conscientização e enfrentamento a violência contra a pessoa idosa – O dia 15/06 foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011, como sendo o dia mundial de combate a violência contra a pessoa idosa.

O evento foi realizado pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa do Município de Contagem em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, a OAB Subseção Contagem e a Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes ao evento o Presidente da OAB Subseção Contagem – Dr. Rogério Lisboa, a Vice-Presidente da OAB Subseção Contagem – Dra. Mariana Horta, a Secretária-Geral da OAB Subseção Contagem – Dra. Ana Flávia dos Santos, a Subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania – Lorena Lemos, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Contagem (COMIC) – Dra. Maria Dalva da Silva Santana, o Superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Eduardo Tadeu Sendon.
Em suas falas, as autoridades presentes ressaltaram a importância de se falar e combater a violência contra a pessoa idosa, que tanto contribuíram pela evolução da sociedade, ressaltaram a atuação do município no enfrentamento a violência, nos programas de convivência em execução no município, a exemplo do Programa Contagem na Maturidade e Programa Garantir e Proteger que atende pessoas idosas e deficientes com dificuldades ou sem locomoção e suas famílias, com porta de entrada no CRAS e CREAS.

O evento contou com apresentação do Coral do Programa Contagem Maturidade – composto por idosos participantes do programa, intervenção artística da Equipe de Recreação do Sesc Contagem.

O momento mais aguardado do evento foi a palestra: O enfrentamento da violência contra a pessoa idosa – possibilidades, reflexões e rede de atendimento, ministrada pela psicóloga Laura Melo – Referência Técnica do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e Idosas e suas Famílias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, que de forma didática e objetiva apresentou os gargalos e os números de idosos residentes no Município, além de abordar e informar aos presentes os serviços oferecidos a população idosa e suas famílias.

Fotografia de Adelcio Ramos