202019.03
1

Curso de Advocacia Dativa na Prática

A OAB Contagem realizou nos dias 7 e 14 de março, a primeira edição do Curso Prático de Advocacia Dativa, voltado aos Advogados e Advogadas que se inscreveram pelo edital  lançado no fim do ano passado.

O Curso foi idealizado pela Comissão Especial de Advocacia Dativa, Coordenação das Comissões e Assessoria Jurídica da Subseção e contou com palestrantes da casa: Eliza Sampaio, Emilia Viriato, Viviane Morais e Idelma Simões da Comissão organizadora, Marcelo Santos, Conselheiro Subseccional, Natal Júnior, Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões de Contagem e Herbert Coelho, Assessor Jurídico da OAB Contagem.

Os inscritos como Dativos receberam um e-mail contendo as informações para participarem do curso e puderam escolher entre as duas datas disponíveis, tendo em vista a obrigatoriedade da participação para permanecerem nas listas (previsto no edital). Um terceiro dia de curso será agendado para os casos de ausência justificada.

No juizado especial criminal, o rodízio iniciou-se no dia 12 de março, democratizando as nomeações e oportunizando a participação de colegas que nunca haviam sido chamados. Foi criado um grupo entre os integrantes da lista de dativos para aquela atuação específica a fim de facilitar a comunicação e de tornar célere o processo de rodízio.

Em constante comunicação junto às Secretarias, a Comissão Especial da Advocacia Dativa tem tido retornos muito positivos da parte dos magistrados e dos Advogados e Advogadas que, neste novo sistema, têm a oportunidade de exercer a Advocacia Dativa pela primeira vez, o que reforça a necessidade de se haver um curso preparatório obrigatório.