201916.07
1

2° Módulo do Workshop de Direito de Família é relizado

A OAB Contagem, por meio da Comissão de Direito de Família e Sucessões, realizou no dia 06 de julho de 2019 o II Módulo do Workshop de Direito de Família, com os temas Divórcio e Inventário/Arrolamento, respectivamente.

O evento contou com a participação de profissionais da área e estudantes sob um formato mais leve e descontraído que proporcionou um meio de aprendizagem e atualização jurídicas horizontalizado: aberto a perguntas e intervenções profícuas para aperfeiçoamento de todos os presentes.

Rita Diniz, Vice-presidente da casa, proferiu a primeira palestra, com o tema Divórcio no Direito das Famílias, salientando aspectos materiais e processuais envoltos tanto no processo em si, quanto na situação do casal, antes mesmo de se adentrar no ambiente processual. Em suas palavras, o maior desafio das partes no processo de divórcio é estabelecer um denominador comum, devido ao desequilíbrio sistêmico do casal.

Sob o olhar sistêmico, que proporciona um novo meio de solução de conflitos e é pioneiro na Comarca de Contagem, Rita Diniz ressalta que o advogado precisa entender o que as partes, verdadeiramente, buscam com a demanda judicial, para que haja harmonia com a decisão prolatada e a vida posterior a essa.

Palestrou, ainda, a Dra. Laura Souza Lima e Brito, advogada, doutora e mestra pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo sobre o tema Inventário/Arrolamento. Abarcando questões processuais inerentes ao tema, trouxe também aspectos muito necessários sobre o tema e que devem ser observados antes mesmo da propositura da demanda judicial. Tais aspectos, muitas vezes, são desconfortáveis para o jovem advogado e, por esse motivo a sua tratativa foi fundamental.

Em sua visão, para que o advogado obtenha êxito em sua demanda acerca de inventário é preciso, em primeiro lugar, entender que as partes estão lidando com um momento difícil, um momento de perda. Entretanto, a transparência do advogado na demonstração de valores referentes à causa pode auxiliar e minimizar eventuais problemas futuros.

Esse evento faz parte de uma iniciativa da Comissão de Direito de Família e Sucessões, da OAB Contagem, de proporcionar ao advogado um ambiente de aprendizagem ativa, networking e maior aproximação com os demais eventos proporcionados pela Subseção, os quais, nas palavras da Vice-Presidente da casa, são fundamentais, pois aproximam tanto quem profere a palestra quanto quem a recebe, num ambiente agradável para que o conhecimento flua.

A Comissão de Direito de Família e Sucessões agradece a receptividade da comunidade jurídica com os eventos que tem sido realizados e, desde já faz dois convites: em primeiro lugar, a Comissão está aberta para que advogados e estagiários participem e contribuam com seu conhecimento e disponibilidade participando das reuniões que acontecem uma vez a cada mês, na sede da OAB Contagem, e, em segundo lugar, não menos importante, o terceiro módulo do Workshop de Direito de Família abordará os temas “Ação de Regulamentação de guarda, visitas e convivência”, “Ação Declaratória de reconhecimento e dissolução de união estável” e “Ação de Alimentos”, três temas imperdíveis que já possuem inscrições abertas pela página do Sympla (www.sympla.com.br/oabcontagem).