201802.08

Realizada Reunião Aberta de Diretoria, Conselho e Comissões

A Reunião Aberta de Diretoria, Conselho e Comissões, que ocorreu na última quinta-feira, 27 de julho, no auditório da OAB Contagem.
Iniciadas as atividades, o Presidente da OAB Contagem, Dr. Sanders Alves Augusto, informou a pauta da reunião, sendo o retorno dos encaminhamentos da Audiência Pública, realizada no dia 19 de abril de 2018, e a programação do mês do Advogado.

O Secretário Geral, Rogério Lisboa, apresentou a Carta dos Juristas de Contagem, que foi confeccionada a partir das manifestações e proposições apresentadas durante a Audiência Pública, realizada no dia 19 de abril de 2018, pela Advocacia e Judiciário, visando a melhoria da prestação jurisdicional na nossa Comarca e constante da respectiva Ata lavrada durante a Audiência.

O Presidente Sanders informou também que a Subseção está tomando as medidas necessárias para a melhoria da sala da OAB no Fórum de Contagem, a fim de proporcionar um espaço mais amplo e confortável, com internet e telefonia funcionando e destacou que a participação dos Advogados da Subseção tem sido expressiva, agradecendo aos colegas pelo trabalho dispensado à Subseção, ressaltando a importância dessa união e do trabalho em prol do fortalecimento da classe.

Na oportunidade, foi lançada a Comissão de Direito Urbanístico, que teve seus membros empossados, tendo como Presidente a advogada Dinara Silva, como Vice-Presidente, Marina Pimenta, e Secretário, Gustavo Sousa.
A Presidente da Comissão deu seu depoimento: “A interlocução com a OAB Contagem foi feita de forma muito receptiva pelo presidente e por todos os membros da 83ª subseção da OAB, foi realmente uma sensação de que cada advogado faz a diferença e é tratado como membro importante para atuação da Ordem dos Advogados do Brasil nas parcerias e interligações com outros órgãos. Ficou evidenciada o interesse e abertura para o diálogo no que tange ao Direito Urbanístico e as iniciativas que a OAB tem empregado nas áreas afetas ao Planejamento urbano no Município de Contagem, sobretudo com a composição de assento em conselhos e composição de comissão que discutem e planejam ações voltadas para a temática do direito urbanístico, dentre eles Plano Diretor, Regularização Fundiária, Lei de uso e Ocupação do solo, Usucapião Extrajudicial, dentre outros. Por fim, é importante registrar que a OAB Contagem é sinônimo de receptividade e valorização do profissional!”

Ao final da reunião foi ressaltado pela presidência e pelo coordenador de comissões que a constituição desta nova comissão irá contribuir com a produção de conhecimento acerca das legislações reguladoras da atividade urbanística, sobretudo na regulação da produção social do espaço urbano e, principalmente, a valorização do advogado e novas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

A Reunião de Diretoria Aberta é mais um compromisso assumido e realizado, de grande importância para ouvir as demandas dos advogados, das comissões, bem como para dar ciência aos colegas de todas as conquistas e realizações da OAB Contagem.